5 dicas para aprender a investir na bolsa de valores para iniciantes

É surpreendente quantas pessoas querem saber como investir na bolsa mas, por diversos motivos, não se atrevem a fazê-lo. Também é muito comum encontrar pessoas que ousam dar o primeiro passo, mas no final saem sem atingir o objetivo.

Gerar lucros a partir de um investimento é um caminho que leva tempo e pode ser difícil, mas é lucrativo e vale a pena percorrê-lo. Com essas 5 dicas para aprender a investir na bolsa, até os mais novatos poderão iniciar esse caminho com sucesso e sem apenas tentar.

Aprenda como investir na bolsa de valores com meu curso gratuito
33.945 alunos já o fizeram e já gerem as suas poupanças de forma autónoma e segura.

Mais informação
Índice [Mostrar]

Dica nº 1: Aprenda a investir em ações com os melhores
É importante saber separar o joio do trigo. A mídia, e especialmente a Internet, está cheia de falsos gurus de investimentos que vendem métodos infalíveis para investir no mercado de ações e ganhar muito dinheiro em pouco tempo. A maioria, senão todos, são charlatões que ganham a vida vendendo livros e cursos, inúteis, a preços exorbitantes.

Para saber quem são os melhores, devemos olhar para a rentabilidade histórica dos seus investimentos. Warren Buffett, Peter Lynch, David Einhorn, Phillip Fisher, os gestores da Bestinver… Todos eles obtiveram grandes retornos sobre seus investimentos, enriquecendo muitos acionistas e participantes de seus fundos que confiaram neles no longo prazo. Pode-se ganhar muito em um ano se tiver sorte, mas o valor de um investidor é comprovado no longo prazo.

O que a maioria dos melhores investidores tem em comum? Que todos optem por investir em ações de longo prazo seguindo a filosofia de investimento em valor. Eles não negociam diariamente, não analisam gráficos nem investem em derivativos altamente alavancados. Não deixe que lhe vendam a motocicleta com falsas promessas, porque se você quer aprender a investir como os melhores, deve focar no investimento em valor.

Dica nº2: Leia muito e com qualidade
Assim que tivermos certeza de que vamos aprender com os melhores, ou seja, que vamos aprender a investir de acordo com os fundamentos do investimento em valor, devemos começar a trabalhar. Para fazer isso, a melhor maneira é ler muito. Mas isso não basta e é preciso buscar conteúdos de qualidade. Atualmente, existem três fontes principais de conteúdo que não devemos descartar para nos tornarmos especialistas:

Livros: A fonte básica de sabedoria. Sempre recomendo começar com “The Intelligent Investor”, de Benjamin Graham. Este trabalho estabelece as bases do investimento em valor, ensinando-nos a pensar como um investidor empreendedor. Como a quantidade de livros de investimentos é enorme, recomendo que você leia minha seção de livros recomendados para aprender como investir na bolsa, que com certeza será muito útil para você.
Blogs: Hoje temos a sorte de ter este excelente recurso gratuito à nossa disposição. Na minha seção de links você pode ver alguns blogs de investimento altamente recomendados em espanhol.
Redes sociais para investidores: Esta é uma fonte de informação que também não podemos descartar. Para saber quais redes sociais usar, recomendo dar uma olhada no meu artigo sobre as 3 redes sociais para investidores que valem a pena estar.
Dica nº 3: seja paciente
Antes de começar é preciso saber que aprender a investir leva tempo, muito tempo. Além do mais, investir é uma arte que exige um aprendizado contínuo que dura a vida toda.

A arte da inversão possui uma curva de aprendizado muito semelhante à de uma arte marcial. Em pouco tempo você pode aprender o básico, mas leva uma vida inteira para ser um verdadeiro mestre e o processo de aprendizagem nunca termina.

Dica nº 4: aplique a teoria
Ter uma base teórica sólida é essencial para aprender a investir. Porém, a prática não pode ser deixada de lado. É necessário compensar o aprendizado teórico com o aprendizado prático. Por exemplo, pode começar por olhar para as apresentações de resultados e contas anuais de algumas empresas cotadas para que, com o tempo, se habitue e não seja difícil analisar as empresas em profundidade no futuro.

Dica nº 5: seja constante
Na hora de aprender a investir na bolsa, como acontece com dietas, exercícios físicos ou estudos, a consistência é fundamental. Como disse o poeta romano Ovídio:

“A gota d’água perfura a rocha não pela sua força, mas pela sua constância”

Minha recomendação é estabelecer um roteiro com objetivos específicos. Por exemplo, analisar uma empresa todo mês ou ler um livro a cada 2 meses. O importante é que estes objectivos sejam precisos, aceitáveis ​​e adaptados ao nosso tempo e conhecimento.

Devo seguir todas essas dicas para aprender a investir na bolsa?
Nesta resposta vou ser franco. Sim, é fundamental seguir todas essas dicas para aprender como investir no mercado de ações. Apenas pular uma dessas dicas pode impedir nosso grande objetivo, que é aprender a investir na bolsa.

Por que investir em ações?
Investir em ações é a melhor maneira de tornar lucrativas as poupanças de longo prazo. A rentabilidade histórica das ações ao longo dos últimos séculos excede em muito a de outros ativos financeiros e não financeiros, como obrigações, notas, ouro e dinheiro, como mostra Jeremy Siegel neste estudo do seu livro “Stocks for the Long Run”. ”

Dicas para aprender a investir na bolsa de valores para iniciantes
Isto porque as ações permitem-nos participar no crescimento dos lucros das empresas de forma diversificada, através dos mercados de capitais em todo o mundo.

Como investir na bolsa de valores?
É normal que você queira saber como investir na bolsa para começar a fazê-lo o mais rápido possível. Entendo perfeitamente, e o bom é que a tecnologia tornou possível investir facilmente em casa.

O primeiro passo é escolher quanto dinheiro você vai investir, e um planejamento financeiro é fundamental. Lembre-se de que é importante investir apenas o dinheiro que não será necessário no médio prazo. Para isso, você deve levar em consideração o dinheiro que precisará nos próximos 5 anos, incluindo possíveis imprevistos.

Você também precisará de uma corretora online, que é a ferramenta essencial para entrar em suas operações de compra e venda de ações na bolsa. Se quiser mais detalhes, no artigo a seguir explico passo a passo como investir em casa.

Por que treinar antes de investir em ações?
Embora investir em ações seja a forma mais segura, sensata e lucrativa de obter lucros a longo prazo, a realidade é que a maioria dos investidores perde dinheiro ou obtém um retorno muito baixo sobre o seu capital.

Portanto, aprender a investir na bolsa é fundamental para não cometer erros que comprometam as poupanças que tanto trabalhamos para ganhar e poupar. Felizmente, se você quer aprender a investir na bolsa do zero, tem à sua disposição meu curso gratuito de introdução ao investimento em ações, no qual explico como começar no assunto com mais de 9 horas de treinamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *